sábado, março 01, 2008

COCAÍNA - CAMPANHA IMPACTANTE ANTIDROGA


tradução:

"Todos os dias, mais e mais pessoas estão "enfileirando" para se destruírem. Se precisar de ajuda ligue 0508 CARE NZ"

Continuando a série informativa, aqui vão trechos de uma excelente matéria que saiu no Estadao.com.br sobre a cocaína:

"O consumo(de cocaína) já foi diagnosticado em 80% das nações do planeta, indicando que a globalização do tráfico se tornou um problema. Por ano, os consumidores espalhados pelo mundo cheiram 600 toneladas de cocaína, movimentando um mercado de cerca de R$ 80 bilhões. Pelo Brasil, circulam 80 toneladas ao ano, quase tudo produzido em países vizinhos, como Colômbia, Peru e Bolívia. O tráfico da droga movimenta cerca de US$ 5 bilhões no Brasil."

"Cerca de 40% da droga que chega ao mercado europeu usa o Brasil como rota, passando antes pela África. Para sufocar essa importante rota com o combate integrado às quadrilhas, a Polícia Federal, em parceria com o órgão da ONU, começou a treinar peritos e agentes de países sul-americanos e africanos de língua portuguesa..."


A Wikipédia faz uma boa análise sobre a droga, mas só peca ao afirmar que seu consumo vem diminuindo, quando na verdade vem crescendo exponencialmente.

É um prazer alternativo que as pessoas buscam num mundo em que o sofrimento é garantia desde o nascimento. O absurdo é tentar criar fontes alternativas de prazer no lugar de extinguir as causas do sofrimento em questão. A cocaína destroça o usuário, confunde a dopamina, extendendo a sensação de euforia - mas logo depois vem a depressão -, causa necrose do miocárdio(camada que reveste o coração), e infarto do cérebro devido à falta de oxigênio... entre outros fatores.

Um viciado nunca "desaba" sozinho. Geralmente ele carrega sua família, amigos, todos para um poço de tristeza. Conheço o caso de um homem de família, 30 e poucos anos, que numa certa noite, enquanto sob os efeitos da droga, atropelou três jovens . O seu carro estava na contramão, e a vida dos três acabou naquela noite. Hoje, esse homem é alcoólatra. Evidentemente, lhe foi oferecida ajuda... mas há pessoas que, infelizmente, estão em tal submersão que só elas mesmas podem se salvar. A dor de ver alguém sucumbir e não poder fazer nada para impedir é insuportável, mas é uma dor que aprendemos a controlar com a vivência.

Um comentário:

Amigao disse...

Também acho que aumentou.Trabalho em um ramos que todo mundo cheira esta droga.E são pessoas esclarecidas e com grana.Festinhas particulares?Nossa tem de montão.Aparentemente estas pessoas não são viciadas curtem por curtir, mas até quando controlarão isto?
Eu prefiro a minha droga amigão,Cerveja, que é fabricada pela ambebe.
Abração do amigao