sábado, fevereiro 23, 2008

GREENWASHING



Greenwashing (numa tradução pobre, "lavagem verde") é um termo que surgiu na déc.90 e é empregado para designar as empresas que se apropriam de um marketing ambiental visando alavancar o lucro... independente de seus produtos serem "naturais" como afirmam. A questão é que o modismo ao redor da "eco-consciência" causou um impacto considerável. O protagonista, Aquecimento Global, agora comanda o rumo dos consumidores, que facilmente são enganados por produtos com embalagens cheias de bambús, florestas, e cores verdes(a cor do momento). O mais recente caso é a união da ong WWF com a Coca-cola. Caso publicamente declarado em grandes anúncios no The New York Times. Vou colocar o texto que recebi do site STOP KILLER COKE
WWF + Coke = Greenwashing

Coca-Cola and the World Wildlife Fund have announced their partnership with full-page ads in The New York Times, "Water sustains us. Conservation unites us." In the ads, the new partners state: "Although water is one of the earth's most plentiful natural resources, less than 1% is available fresh water. Today, over 1 billion people lack access to safe drinking water, and water shortages threaten thousands of animals and habitats that could be lost forever."

Why then, does this company use so much of this necessary natural resource to produce and provide to the world nutritionally unhealthy and dangerous products? And if these partners are so concerned about our environment, how will they solve the problem of billions of plastic soda and water bottles filling up landfills and helping to create an environmental crisis.

At the 2005 Coke shareholders meeting, Polaris Institute's Tony Clarke addressed the issue of plastic bottles used for Coke's products and Coke's connection with Dow Chemical and the plastics industry. He noted that these bottles are made up of a combination of fossil fuels and toxic chemicals. They get thrown away and end up in landfills where they seep into the ground water systems and contribute to greenhouse gases and climate change. The leeching from the plastic and chemicals back into the water may create liability issues that The Coca-Cola Co. must address.

Basicamente, o texto critica tal parceria, pois é óbvio que Coca-cola só está querendo vender mais produtos não-saudáveis, poluidores, e que tal atitude ambientalista é mais falsa do que aquele palhaço patético do Mc Donald's.

Não esqueçam de assistir ao documentário "The Cost of a Coke" no youtube.com ou pesquisarem nos sites que disponibilizei nos posts anteriores. Voltando a abordar minha fúria sobre essa empresa, a Coca deixou um rastro de caos e desordem na Índia, Colômbia, Turquia e outros.... nunca havendo redenção, pedidos de desculpas e reconhecimento do erro, pelo menos. E aí ela se junta a uma ong prestigiada como a WWF, arrastando milhões de pessoas desinformadas a serem cúmplices...
Quer mais vídeos informativos?
bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
"Dispatches: Mark Thomas on Coca-Cola" - documentário de 46 minutos produzido na Inglaterra por Mark Thomas, conhecidíssimo jornalista crítico e investigador. O documentário é narrado por ele, e foi co-produzido por Sarah MacDonald, ganhadora do British Academy of Film & Television Awards (BAFTA) - quer coisa melhor que isso?rsrs. Acesse aqui e veja no youtube
bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
"WB11 News Feature: Coca-Cola Faces Human Rights Violations" - um especial de 6 minutos televisionado em 2005, contando os esforços de vários colégios e universidades que se decidiram lutar contra a Coca-cola. Além de trazer mais questões sobre os trágicos acontecimentos em Colômbia. Veja aqui
bbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
Cadastre-se no site STOP KILLER COKE e receba mais novidades. E lembre-se, como consumidor você tem o poder de, simplesmente, fazer a sua parte evitando de comprar esse ou aquele produto. Essas empresas vão aprender que não podem passar por cima das pessoas.
bbbbbb
Obs: imagem "photoshopada" por um amigo.

Nenhum comentário: