sábado, janeiro 12, 2008

WWF... DECEPÇÃO!




Tomei conhecimento de uma notícia degradante: o WWF e a Coca-cola são "parceiras"... e o pior, faz tempo. Saber isso foi como se desmembrassem o meu corpo. Senti-me ingênuo, estupidamente ingênuo. Acontece que travo uma enorme batalha contra a empresa Coca-cola devido ao marketing predatório da mesma, que resulta num rastro de estragos ambientais e sociais. No extremo oposto, minha admiração pelo WWF(Fundo Mundial Para a Natureza) era grande, fazia questão de divulgá-lo sempre que possível. Confesso que nunca tinha pesquisado minuciosamente tal organização, mas sua boa fama, trabalho mundialmente reconhecido, me satisfazia. Sentia segurança...

Segundo o próprio site, o WWF foi fundado em 1961 e já opera em mais de 100 países, empregando quase 4 mil pessoas em todo o planeta, ou seja, o WWF efetua um papel único e belíssimo, não fosse por essa parceria infeliz, que eclipsou minha total admiração.



"Nossos objetivos nunca foram tão claros - diminuir a mudança climática, reduzir a poluição ambiental, proteger nossos oceanos e águas potáveis, parar o desflorestamento e salvar espécies," disse Dr Claude Martin, Diretor Geral do WWF International. Com essa fala, o doutor não viu o contraste absurdo ao se tornar parceiro da empresa Coca-cola... vejam:

COCA-COLA DENUNCIADA no site do Adital é colocado o drama das comunidades rurais da Índia. "O indiano Amit Srivastava, da organização India Resources, relata que, no seu país, a Coca-cola arrasa comunidades onde possui fábricas engarrafadoras. A quantidade de água utilizada pela empresa é tanta que em algumas regiões o nível dos rios já baixou até 10 metros em 5 anos... Beber Coca-cola é como beber o sangue dos agricultores da Índia", completa." Quando a Coca-cola patrocinou o IV Fórum Mundial da Água, Amir declarou: "É inacreditável que a Coca-cola esteja patrocinando um fórum internacional sobre água, porque sua relação com a água é extremamente insustentável". O link pode levá-lo a uma série de fatos dessa empresa tanto na Colômbia e Turquia, com registros de mortes, intimidação e tortura, tudo esmiuçado no documento "Coca-cola - o informe alternativo".

MULHERES DO KERALA CONTRA A COCA-COLA A matéria é do Le Monde Diplomatique Brasil "Na Índia, um movimento composto majoritariamente de mulheres impõe derrotas à gigante dos refrigerantes, que explora lençóis freáticos, polui rios e terras e oferece bebida com pesticidas." "Não contente em roubar a água da coletividade, a Coca-cola polui o pouco que restou." ... "As usinas da Coca-cola lançam dejetos tóxicos que ameaçam o meio ambiente e a saúde pública." "As bebidas continham diversos pesticidas, entre os quais o DDT. A comissão do governo concluiu que estes resíduos estavam "nolimite das normas" aceitas na Índia. Nas garrafas de Coca ou de Pepsi consumidas nos EUA ou na Europa não se encontra nenhum traço de pesticidas."

NÃO É SÓ A DOLLY CONTRA A COCA-COLA Por Paulo Lima: "O Caso Dolly deixa no ar a forte suspeita de que a multinacional tenha utilizado métodos como sabotagem, espionagem, corrupção de órgãos e agentes públicos, ameaças pessoais, divulgação de notícias falsas e coação de fornecedores, visando acabar não somente com a Dolly, mas com o todo o mercado concorrente nacional de bebidas "emergentes" - conhecidas também como "tubaínas".

KILLER COKE(COCA ASSASSINA) Esse site mostra as atrocidades cometidas na Colômbia, como o assassinato de vários trabalhadores por paramilitares com a conivência da empresa Coca-cola.

BOICOTE GLOBAL CONTRA A COCA-COLA Aqui você vê fotos dos protestos ao redor do Mundo, de pessoas indignadas com o marketing agressivo dessa empresa. Vale a pena ver as fotos. Sim, existe um boicote global e poucas pessoas sabem disso...


Agora me digam, como a WWF não poderia saber desses fatos?? Se a questão é dinheiro, como querer fazer um bem através de um mal? Sinceramente, me senti enganado. Vou mandar um e-mail para o WWF International perguntando de que forma ele se retrata diante das inequívocas denúncias - que não são isoladas - contra sua "parceira". O trágico é que faltou caráter. Sabe, podiam aprender um pouco com Nelson Mandela. Vejam(texto extraído do Síndrome de Estocolmo) :

"Mandela que não é otário - nem oportunista - e não vende sua reputação, recusou qualquer apoio da Nestlé e afirmou que: "dado o fracasso das ações da Nestlé em relação à questão das mães infectadas com HIV/Aids, que promove campanhas promovendo o leite artificial em oposição ao leite materno e divulga, publicamente, desvantagens da amamentação, o Nelson Mandela Children's Fund rejeita a doação." (a doação era MEIO MILHÃO!!!)

Seria tão bonito se o WWF tivesse feito o mesmo... O que está havendo é um caso sério, incrivelmente subestimado.A COCA-COLA ACABOU DE LANÇAR UMA LINHA DE ROUPAS NO FASHION RIO (Coca-cola Clothing) e daqui a pouco milhões de jovens brasileiros vão aderir a essa moda sem saber o que anda nos bastidores, sem saber do sofrimento que essa marca bilionária provoca. É preciso haver comoção e, num continuado apelo, vou contactar pessoas da comunidade do WWF no orkut para saber qual é a posição delas, expondo tudo aqui de forma democrática. Curiosamente, não encontrei nada relacionado a esse assunto nas comunidasdes do WWF... Veremos o andar dessa história, atentamente.

Obs: as montagens foram feitas por um amigo. Na 1° misturam-se imagens da coke-gun(arma-coca) acertando o logotipo do WWF, a lata killer-coca(coca-assassina). Na 2° está uma imagem personificada do "panda malvado" com uma foto de um trabalhador atingido pela coca, e o adicional "WWFALSO". Na 3° está Nelson vs. Nestlé (minha preferida), bem engraçada)


SITE DA COCA E WWF JUNTOS "PROTEGENDO" O MUNDO DA MUDANÇA CLIMÁTICA

Poderiam inverter um pouco as iniciais "WWF" para... "AFF" de puro desgosto!

7 comentários:

Amigao disse...

Pô amigão, eu sou publicitário cara.Não posso ler estas coisas.tudo bem que o produto da Recofarma, que a gente cuida é o Guaraná Kuat.E da Nestlé a gente cuida de Molico e da linha iogurtes.
E agora? Acho que vou largar tudo e fazer Direito.
Brincadeiras a parte, depois de ler vc e a Suzi, já fico com remorsos de comer carne.Coca Cola eu não bebo.Não gosto.
Espero que a minha cerveja não faça mal a ninguem.

Arcanjo D'Prata disse...

Hehehe, é, esse mundo se a gente for parar pra enxergar bem, as coisas não são realmente o que aparentam ser... e essas coisas estão encravadas nas nossas casas, rotinas... difícil se desvencilhar delas, é preciso mt esforço

Claus disse...

Ao meu querido anjo:

"O pior pecado contra nosso semelhante não é o de odiá-los, mas de ser indiferentes para com eles."
(George Bernard Shaw)

Sua eterna fã.

Arcanjo D'Prata disse...

Claus, frase mais perfeita eu não conseguiria encontrar. A triste verdade é essa: a indiferença. Já "duelei" várias vezes com gente que teimava em seguir o esquema "Coca-cola living" por modismo, por talvez status, é triste ver isso acontecer. Ainda mais triste vindo de uma organização de prestígio como a WWF. Aparenta isso: indiferença perante os gritos de protesto ao redor do mundo, que são emudecidos por essas empresas gigantes.

Anônimo disse...

Um dia a mascara cai, eh uq axo. essas ongs ai kerem mesmo publicidade, nisso apertam a mao d qualquer um, tao nem ai pro pessual da india e essas coisas q vc falou. o mundo e´ assim

Arcanjo D'Prata disse...

Bom, Sr. anônimo, valeu pela participação, rs. Bom, na verdade ainda estou esperando manifestação da WWF para poder julgar de forma mais firme. Até, fica essa contradição.

Amigao disse...

um anônimo falando de máscara...