segunda-feira, janeiro 14, 2008

"O Preço De Uma Coca"

Excelente documentário divido em 3 partes que narra o drama dos trabalhadores da Colômbia e suas famílias após decidirem confrontar com a Coca-cola. Numa das partes de maior contraste, é ressaltado que um dos membros do ILO(International Labour Organisation), que avaliaria as atitudes da empresa, era filiado à Coca-cola, ao mesmo tempo! Resultado: os crimes contra os Direitos Humanos não foram julgados, não houve investigação das mortes dos trabalhadores colombianos, nem dos abusos cometidos na Índia e Turquia! Quando o narrador decide compartilhar essa informação com o "presidente" da Universidade de Montana(que suspendeu o contrato com a coca-cola), o presidente estranhamente defendeu a coca usando argumentos do site da mesma, que estavam cheios de lacuna!

PERGUNTE-SE: VALE A PENA?

COKE FACTS - (em inglês) site hospeda um artigo mostrando que a Coca-cola vai responder à Anistia Internacional. AI publicou no meio do ano passado um relatório chamado: "Colombia -- Killings, Arbitrary Detentions, and Death Threats: The Reality of Trade Unionism in Colombia," (algo como "Colômbia - Assassinatos, Detenções Arbitrárias, e Ameaças de Morte: A Realidade do Ofício Unionismo da Colômbia"). Mas o site parece ser tendencioso, operando para a "grandiosidade" da marca nos vários países.

PRODUTOS DA COCA-COLA elenca todos os produtos da empresa. É bom para ficar de olho na hora das compras porque os produtos escondem um "the coca cola company" diminuto na pontinha mais secreta da embalagem, e quando você se dá conta, acabou aderindo esse esquema.

"Coca Cola disfruta de la violencia sin limites y es la n°1 en violar derechos humanos"

"Students globally say stop KillerCoke"

Essas são algumas frases de dois entre muitos protestos pelo Mundo. A primeira parece ser bem clara, a segunda é: "Estudantes dizem de forma global PARE COCA ASSASSINA!"

4 comentários:

Amigao disse...

Boa noite amigão,
Sem querer defender a Coca Cola, não seria mais apropriado dizer que as coisas acontecem com a "conivência" dos governos e povos locais?

Arcanjo D'Prata disse...

O governo quer investimento local, pelo visto apóiam, apesar das "perdas", é uma propaganda. Trazer uma marca famosa como a coca trabalhando num lugar é sinônimo de "progresso", é o que pensam. Mas a conivência do povo local, não acho. Foi a força do povo local de kerala que conseguiu levar ao mundo as injustiças dessa empresa. O povo local de Colômbia se manifesta em protestos, embora muitos temem por suas vidas e não se manifestam por isso. É uma coisa séria, Amigão.

Amigao disse...

Amigao,
Estou fazendo uma promoção de aniversário do meu blog. E gostaria que você participasse como membro do júri, topas? Ou seja vai me ajudar a escolhar o texto vencedor.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.