quinta-feira, janeiro 31, 2008

[PETA: Sexismo?]




Acima estão as fotos da modelo loira Joana Krupa, atriz Maggie Q(podem lembrar dela no filme "Missão Impossível 3), na terceira montagem está a atriz e designer Sadie Frost e Pamela Anderson, na quarta está Holly, uma do programa Girl's Of The Playboy Mansion, e a modelo australiana Imogen Bailey, na quinta está Jodie Marsh e uma atriz que fez "Cruzeiro das Loucas"(agradecer a Sofia do blog "Humanidade Desumana" pelos nomes referentes ;]. Bom, o fato é que encontrei uma matéria interessante, que atacava a PETA( People for the Ethical Treatment of Animals) devido a esse estilo "ousado" das campanhas. Confesso que sempre gostei dessas fotos marcantes porque realmente chamavam a atenção. Quando virei vegetariano, a Peta era uma excelente fonte de vídeos e imagens de apoio para meus incansáveis argumentos para os "não-vege"... Sequer havia reparado que, nessas imagens, alguém poderia achar indícios de sexismo...


PETA: ONDE APENAS AS MULHERES SÃO TRATADAS COMO CARNE. Não acho que Alicia Silverstone(acima) teria considerado que certos grupos abominariam esse estilo, vai um trecho:

"...essas campanhas comodificam um grupo tradicionalmente desfavorecido (mulheres) com a suposta intenção de ajudar um outro grupo desfavorecido (não-humanos). Mas que sentido tem em dizer que devemos tratar um grupo instrumentalmente com o objetivo de ajudar um outro grupo? Isso não faz nenhum sentido de qualquer jeito. Pelo contrário: ao encorajar o público a ver mulheres como objetos, PETA meramente garantirá que as pessoas continuarão a ver não-humanos como objetos. Enquanto continuarmos a tratar as mulheres como carne, nós continuaremos a tratar não-humanos como carne."
bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb
E você? O que acha sobre isso?

12 comentários:

Volúptas disse...

os valores estao distorcidos. enquanto as pessoas nao começarem a ver com simplicidade a essencia de tudo, nada ha de fazer...

by voluptas

Ricardo Jung disse...

acho que ao lidar com esse tipo de assunto estamos falando de instinto humano usado com forma de apelação midiática...

acho que deve partir do ser humano a iniciativa de lidar com isso...
e diante de tanta mediocridade no mundo acho que ninguém liga realmente um para o outro, tanto das mulheres para com os homens e vice-versa

Amigao disse...

Amigão,
Eu amo este tipo de comunicação.Mas fico impressionado com as leituras ruins e distorcidas que as pessoas fazem.
Nem sempre aquilo é o que parece que é.
Um dia aprenderemos olhar o mundo com os olhos d'alma.
Parabéns por ser vegetariano.
Eu Não tenho mais jeito mesmo.rsrsrs

Marcel Ayres disse...

bom, não concordo com a perspectiva dessa publicidade... de fato é sexista e desvaloriza a mulher através de uma zoomorfização.

visite - www.rezboa.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá! Olá!

Realmente, ao ver esta publicidade nunca pensei nesse aspecto! Agora que falas disso, acho que talvez seja um pouco sexista, mas a grande maioria das campanhas publicitarias são assim. Por outro lado, esta é uma boa maneira de chamar a atenção para esta causa. Mas nem todas as imagens desta camapanha anti-fur são assim TÃO sexistas (http://www.peta.org.uk/mc/ads-ads.asp).

Já agora, deixo aqui a informação sobre as mulheres que você não conseguiu identificar, só a titulo de curiosidade. A da 3ª imagem é a actriz e designer de moda Sadie Frost. Na 4º, ao lado de Holly Madison, está a modelo australiana Imogen Bailey. Na 5ª está Jodie Marsh.

Arcanjo D'Prata disse...

-Volúptas -, é, realmente, os valores está distorcidos. Obrigado pela visita!

-Rato contra a Vassoura - o instinto humano sempre foi usado como fonte de apelação, mesmo. Por isso não acho a Peta tão horrível assim, como a matéria coloca.

- Quando esse dia chegar veremos o quão bobos fomos né, rs. E olhe, nada d falar q vc "ñ tem mais jeito",rsrs...

-Marcel - mas o engraçado é que o planeta inteiro eh sexista. Está nos filmes, nos livros, na cultura. Não que eu aceite e aprove isso, mas se estamos lidando com um grupo de gente q se move pelos instintos mais básicos, como o sexual, é por esse marketing q a Peta decidiu atacar... não é o melhor, mas também não é o pior, é oq acho.

-Sofia, sempre solícita. Muito obrigado pelo adendo, vou adicionar logo logo no texto. Ah, eu já conhecia as fotos das outras campanhas, realmente a PETA ñ é só aquele estilo, mas a matéria não perdoou, rs.

Abraços, pessoal!!!

João Rebello disse...

tá dificil comentar, vo tentar denovo, eu concordo contigo, mas na situação de hj não tem como ser muito diferente.

Abraços.

Felipe Bastos disse...

Pois é,tema polêmico,realmente a mulher é mais tratada como produto,que ser humano,isto é fato.

Rodrigo Morais (a.k.a. Piscina) disse...

Já fui vegetariano.
A mudança de alimentação foi decisiva na melhora qualidade de vida.

Hoje não sou mais...

Quanto às campanhas da PETA, eu adoro!
Originalidade é uma forma válida de chamar a atenção, e com essas mulheres...

young vapire luke lestat disse...

Sou vegetariano desde que nasci por conta de uma reação alérgica a proteína da carne.
E pessoalmente não gosto do sabor da carne.
Depois de grande e tendo minha própria consciência, achei que me alimentar de cadáveres não era nada agradável...

quanto ao apelo publicitário da PETA é totalmente desnecessário.
Eu adoro ver uma bela mulher pelada,
Mas em tempo...
os vídeos antigos faziam muito mais efeitos nos consumidores de carne e peles animais que as peladas atuais.



[]s L.Sakssida



[]s L.Sakssida

Thaynan disse...

Eu acho apelativo sim. Acho que se pudesse veícular imagens como essa na televisão: http://www.strasbourgcurieux.com/fourrure/ , muitas pessoas pensariam 2x ou mais antes de usar pele animal. Eu não sou vegetariana como bem sabes, porém sou totalmente contra a tortura de animais por prazer ou por luxúria. Acho que como a imagem do site acima surgiria mais efeito, pois quase não vejo homens fazendo o mesmo, é mais usado mulheres, chama mais atenção, mas acho apelativo demais, de uma forma ou de outra, nada mais passa do que pedaços de carne sejam humanos ou de animais. Abraços.

Anônimo disse...

vijayawada kantcs orthogonal construed thoroughly hotbed deregulation pans loopholes artsah twgordon
semelokertes marchimundui