segunda-feira, janeiro 21, 2008


[MUITO LONGE DE CASA]

Estou lendo agora "Muito longe de casa: memórias de um menino-soldado" e devo dizer que estou estarrecido. O livro é espetacular, fora o preço super conveniente de R$19,90 nas Lojas Americanas... (na 1° vez que bati o olho nesse livro, custava uns 40 reais). Vou repassar o que está escrito na contra-capa:

"Único. Pela primeira vez uma criança-soldado dá voz literária a um dos fenômenos mais estarrecedores do século XX"-William Boyd, The New York Times

"É necessário ler apenas 20 páginas de "Muito Longe de Casa" para afirmar que, se fosse ficção, o jovem autor deveria ganhar um prêmio Nobel" - Newsweek

Agora que te deixei curioso vou explicar melhor. Esse livro é de Ishmael Beah, nascido na Serra Leoa, e onde o livro é ambientado a partir de 1993, quando a guerra invade a sua cidade, Mogbwemo. Ishmael tinha 12 anos na época... Na verdade, verdadeira, estou na metade do livro(¬¬* = o leitor) mas fiquei tão eufórico que vim aqui contar a vocês e sugerir essa leitura, senão experiência, fantástica! Assim que terminar, deixarei minha resenha disponível!


[FEMINICÍDIO NO CONGO]


Estava viajando na internet quando me deparei com esse relato comovente:

  • "Volto do inferno. Procuro desesperadamente uma maneira para vos contar o que vi e ouvi na República Democrática do Congo. Procuro uma maneira para vos contar as histórias e as atrocidades, e ao mesmo tempo, evitar que fiquem abatidos, chocados ou afectados mentalmente. Procuro uma maneira de vos transmitir o meu testemunho sem gritar, sem me imolar ou sem procurar uma AK 47... A situação não é mais do que um feminicídio e temos que a reconhecer e analisar tal como é. É um estado de emergência. As mulheres são violadas e assassinadas a toda a hora... BBBBBBBBBBBBB BBBBBB BBBBBBBBBBB BBBBBBB

  • ...No entanto, o crime mais terrível é a passividade da comunidade internacional, das instituições governamentais, dos meios de comunicação… a indiferença total do mundo perante tal extermínio... Estas mulheres já não conseguem controlar a urina ou as fezes. Depois de serem violadas as mulheres são também abandonadas pela sua família e a sua comunidade... O nível de atrocidades supera a imaginação. Não tinha visto em nenhuma parte este tipo de violência, de tortura sexual, de crueldade e de barbárie. No Este do Congo existe um clima de violência. Nesta zona as violações tornaram-se, tal como me disse uma sobrevivente, um “desporto nacional”.

Esse relato chocante é de Eve Ensler, dramaturga e ativista. O relato foi destinado ao Conselho de Segurança da ONU, no meio do ano passado. O relato completo você vê aqui. Eve fundou o V DAY, movimento que está celebrando 10 ANOS de luta pelo fim da violência contra a mulher. A história dela começou em 1998, numa de suas viagens promovendo a peça teatral "Monólogos de Uma Vagina"(acho que tem o DVD na minha locadora, vou checar depois). Foi quando recebeu versões de muitas mulheres sobre como foram abusadas em vários aspectos. O pedido de ajuda vinha de muitos lugares. Eve se deu conta do grau epidêmico que a coisa tinha tomado e decidiu fazer algo a respeito. Vou acompanhar essa história mais de perto e assim que obtiver uma brecha colocarei aqui. Ao lado, a foto dessa forte mulher(tirada daqui).

3 comentários:

Amigao disse...

Meu amigao bom dia. Acabo de colocar este livro na lista "livros que lerei nas férias".O título já é bonito, imagino a história.

Um abração do amigão

Paulo César disse...

CARA!!!!!!!

esse livro é muitooo bom, um dos melhores livros de 2007 pra mim, eu li ele em 2 semanas; Fiquei pasmo com a situação da Africa, sinceramente.....VC CAPRICHOU NO POST..

recomendo!!

entra la no meu blog> http://www.areaconfidencial.blogspot.com/

Arcanjo D'Prata disse...

Amigão, espero que leia o livro, é espetacular, de verdade.

Paulo, valeu pela visita. Ainda estou lendo o livro mas axo que já posso considerá-lo um dos melhores também.
:)

Abraço!!