'Invisíveis" é a soma de cinco histórias sobre cinco crises que recebem quase nenhuma atenção da mídia frente ao sofrimento que provocam, duas doenças esquecidas e três conflitos armados. Os cineastas Isabel Coixet e Mariano Barroso utilizaram a ficção para mostrar a realidade de duas epidemias silenciosas, a doença de Chagas na Bolívia e a doença do sono na República Centro-Africana. Por sua vez, Fernando Leon de Aranoa dá voz aos meninos soldados no norte de Uganda. Javier Corcuera mostra o drama da violência e o deslocamento dos camponeses na Colômbia e Win Wenders fala das agressões sexuais contra civis na República Democrática do Congo.
"Invisíveis" são aqueles a quem não queremos ver, mas que acabam aparecendo por de trás dos nossos medos e apreensões, entre outras coisas porque nunca deixaram de existir. Coincidindo com o vigésimo aniversário do início de suas atividade na Espanha, Médicos Sem Fronteiras quer render justiça a essas pessoas que têm sido esquecidas por governos, empresas, instituições e cidadãos. (tirado do Médicos Sem Fronteira)
Aliás, esse filme tem o apoio do Médicos Sem Fronteira, organização de renome mundial, atuante há mais de 30 anos. O trabalho que efetuam é extraordinário, muitas vezes servindo como um gancho, evitando que a humanidade caia num poço de carnificina. Onde tem emergência lá eles estarão. É simples assim.
Ótimo que filmes como "Invisíveis" estejam surgindo à tona, mostrando ao Mundo a verdade de muitos povos. Soube que o próprio "Invisíveis" foi indicado ao Prêmio Goya de Melhor Filme Documental. Como "War Dance", esse vai para a minha lista de filmes que mal posso esperar para ver! Vamos torcer que essa lista cresça mais e maaaaaaaaaaaaaais :) Eis uma amostra grátis logo abaixo:
"Não é que não nos vêem, é que não querem nos ver"
3 comentários:
Sabe quando uma frase diz tudo?
Pois é...
"Não é que não nos vêem, é que não querem nos ver."
Precisa mais?
E o que os olhos não vêem....
abs
Madre Teresa de Calcutá
O dia mais belo? HOJE.
A coisa mais fácil? ERRAR.
O maior obstáculo? O MEDO.
O maior erro? O ABANDONO.
A raiz de todos os males? O EGOÍSMO.
A distração mais bela? O TRABALHO.
A pior derrota? O DESÂNIMO.
Os melhores professores? AS CRIANÇAS.
A primeira necessidade? COMUNICAR-SE.
O que mais te faz feliz? SER ÚTIL AOS DEMAIS.
O maior mistério? A MORTE.
O pior defeito? O MAU HUMOR.
A pessoa mais perigosa? A MENTIROSA.
O sentimento mais ruim? O RANCOR.
O presente mais belo? O PERDÃO.
O mais imprescindível? O LAR.
A rota mais rápida? O CAMINHO CERTO.
A sensação mais agradável? A PAZ INTERIOR.
A proteção afetiva? O SORRISO.
O melhor remédio? O OTIMISMO.
A maior satisfação? O DEVER CUMPRIDO.
A força mais potente do mundo? A FÉ.
As pessoas mais necessárias? OS PAIS.
A mais bela de todas as coisas? O AMOR.
Com muito carinho.
Beijo.
Postar um comentário