sábado, janeiro 05, 2008

5O PESSOAS QUE PODEM SALVAR O PLANETA

O The Guardian, jornal inglês, publicou nesse dia 05/01/2008 a lista com as 50 pessoas que, devido à influência e papel social, podem ser a esperança de bilhões. No todo, são 19 nações representadas e, de toda a América Latina, só há uma pessoa, na verdade uma mulher, Marina Silva, brasileira.


Conforme o G1: "No texto dedicado a Marina Silva, o jornal destaca sua história como "filha de um seringueiro brasileiro, passando sua infância coletando látex da floresta amazônica e protestando contra a destruição provocada pelos madeireiros ilegais".
"Em uma das grandes histórias políticas, ela passou de analfabeta aos 16 anos à mais jovem senadora do Brasil e agora é a mulher mais capaz de prevenir a total ruína da Amazônia", diz o texto( do The Guardian).
"Nós não queremos caridade, é uma questão de ética e solidariedade", diz ela.

Quem também configura na lista é o já tão respeitado Capitão Paul Watson, da ong SEA SHEPHERD. Dentre seus feitos contam os de boicotar a caça às baleias no Japão, focas no Canadá. Co-fundador do Greenpeace, é constantemente taxado como "um eco-terrorista", já que seus métodos são pra lá de radicais.



Joss Garman é um jovem britânico de 22 anos, acabou de sair da universidade, e nos últimos 8 anos é um ativista ambiental. Já foi preso umas 20 vezes, nomeado por George Monbiot e Philip Pullman como um dos ativistas do amanhã. Taí um exemplo de uma nova geração que não se preocupa tanto assim com o estilo MTV de viver, rs.


Wangari Maathai é ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, tem 67 anos e é Ministra Assistente do Meio Ambiente no Kenya. Conhecida pelo seu alto poder de persuasão, já convenceu o exército mexicano, as geixas japonesas, celebridades francesas, 10.000 escolas malasianas, o presidente do Turcomenistão e crianças de Rotherham a puxarem suas mangas, cavarem um buraco e plantarem uma árvore. Como acontece em vários países, ela já foi espancada e presa só por abrir a boca e falar sobre a destruição ambiental, opressão governamental e abuso dos direitos humanos.


Bunker Roy, 62 anos, criou o Barefoot College na Índia, a única escola no mundo conhecida por abrir as portas somente para pessoas sem qualquer educação formal. Sua idéia é de que a Índia e a África estão cheias de pessoas com habilidades que não são reconhecidas como engenheiras, arquitetas, mas que podem ajudar as comunidades mais que os governos e grandes empresas. A escola ensina os pobres a combinar conhecimentos tradicionais com novas "tecnologias verdes". Assim já ajudou milhares de pessoas, centenas de comunidades pela Índia - e outros 7 países - a instalar água, sistemas de luz solar, desenvolver bicicletas que atravessam rios, e desenhar construções que coletam cada gota de água. bbbbbb bbbbbbbbbb bbbbbbb bbbbbbbbbbbb bbbbbbbbbbbb bbbbbb
Bom, temos aqui pessoas com histórias fortes e atitudes de força maior ainda. A lista serve como inspiração, como um sacolejo para aqueles que permanecem sonhando, as mãos caídas sob o travesseiro, rs. Um Parabéns a todos os elencados, e um bem especial para a brasileira Marina Silva, por representar tão bem a terra de cá. Tentei traduzir o máximo que pude da lista original, vez e outra adicionando algumas coisas. Quem quiser ler a completa... clique aqui (detalhe, está em inglês) bbbbbbbbbbbbbbb bbbbbbbbbbb bbbbbbbb bbbbbbbbbb bbbbbbb bbbbbbbbbbb bbbbbbbbbb

foto de Marina Silva - aqui
foto de Bunker Roy - aqui

4 comentários:

Amigao disse...

Ficou faltando uma foto ai.Ou uma menção já que você não quer aparecer né?

Arcanjo D'Prata disse...

Ha ha ha, quase escrevi que isso seria presunçoso, Amigao, mas, pensando bem, vale a ressalva de que todos nós temos o poder de salvar o Mundo. Use-o quem quiser ousar.

Abraços, vlw pela visita!

Amigao disse...

hehehehe, to aguardando o email.Já vi alguns sinais por aqui que indicam uma boa conversa.

Suzi disse...

Então, assumindo responsabilidades, a lista deveria ter, ao menos, 51 nomes...
Cada um deveria acrescentar o seu próprio, não acha?