terça-feira, julho 24, 2007

Nestle is dead!



A Nestlé, empresa que se iniciou em 1866 na Suiça, tem sido acusada de sérios prejuízos sociais, dentre eles a de explorar países em desenvolvimento. E agora está numa briga judicial por envolver-se com irregularidades na comercialização de águas, o caso é chamado de Nestlé vs São lourenço, e já rendeu até um documentário de 22 minutos feito pela TV Suiço Italiana. Aqui está uma boa parcela dessa história, tirada do Adital:

  • "O início de tudo

    Com a compra da firma Perrier, era 1996, a Nestlé entrou na posse de um Parque de Águas na cidade de São Lourenço, Minas Gerais, a mais rica em águas minerais diversificadas em todo o planeta. Em 1998, iniciou a construção de uma nova fábrica muito maior e, desde o ano seguinte, produz a "Pure Life", retirando todos os minerais e depois os adicionando de forma automatizada, explorando a Fonte Primavera através de bombeamento, o que, para os ambientalistas, é extremamente prejudicial. Para eles, esse processo pode secar fontes próximas, além de a água não passar o tempo necessário em contato com as pedras, prejudicando seu nível mineral, isso sem contar que a empresa, simplesmente, explora a água mais mineralizada do país e a transforma em água comum adicionada de sais."



  • Sem contar de todo um marketing predatório imposto na África, que afeta milhares de crianças, a Nestlé detém 1/3 das ações da L'oreal(empresa acusada, claramente, de ser racista, como bem colocado no Síndrome de Estocolmo).


  • Acho que seria possível, sim, fazer essa empresa bilionária bambear um pouquinho com um boicote global, que, por sinal, já está em andamento há anos. Mais do que falta de credibilidade, o povo brasileiro tem é uma falta de compaixão. Acho que é mister dizer que há uma maioria comodista nem aí para o que ocorre em outras terras... até que começa a afetar a própria. Agora para quem se interessou com o tema, colocarei nos comentários a lista dos produtos desta empresa viperina, tirada do Blog da Suzi.


  • Clique AQUI para ver um excelente vídeo que está correndo no youtube sobre o boicote à Nestlé (está em inglês).
  • Foto retirada do Baby Milk Action, que diz algo mais ou menos assim: "A Nestlé ainda está empurrando sua receita de leite aos países em desenvolvimento? Uma notícia especial de Bangladesh"

2 comentários:

Arcanjo D'Prata disse...

Água Mineral São Lourenço

Água Mineral Levíssima

Água Mineral Petrópolis

Água Nestlé Pure Life

Água Mineral Aquarel

Alimentos Nestlé em geral (chocolates,iogurtes, biscoitos, cereais etc.)

Chocolates Garoto

Biscoitos Tostines

Produtos Maggi (são transgênicos, inclusive)

Rações Purina ( Friskies, Gatsy, Cat chow,Alpo, Bonzo ) etc.

Nescafé

Nestea

Leite de coco Sococo

Produtos Arcor

Sorvete Movenpick

Sorvete Haagen-dasz

Chocolate Baci-perugina

Massas Frescarini

Massas Buitoni

Forno de minas (Congelados)

Rações Purina (Friskies, Gatsy, Cat chow, Alpo, Bonzo)

Pilhas Energizer e Eveready

Produtos do Grupo Regon (Sócia da Nestlé)

Rações Megazoo

Água de coco Kero-coco (Caixinha)

Cachaça Vale Verde

Cachaça Minha Deusa

Cosméticos L’Oreal - Lancôme, Helena Rubinstein, Maybelline, Vichy, Redken, Perfume Giogio Armani, Biotherm, Cacharel, Matrix, Kiehl’s, Garnier Nutrisse, Elseve Bálsamo, Colorama, Cacharel, Paloma Picasso, Guy Laroche, Kerastase, La Roche -Posay.

Produtos do Laboratório Alcon – Cetaphil, Benzac, Claril, Glautimol, Ionax Scrub, Maxidex, Nutraderm Ionil Rinse e outros. ( Oftalmológicos)

Produtos laboratório Darrow - (www.darrow.com.br)

Produtos Laboratório Galderma – Dermatologia - Proderm, Benzac AC, Cetaphil, Neoxidil, Lactrex Loção, Nutracort, Rosex, Salisoap, Retacnyl, Ortosol P, Salipads, Sabonete Soapex.

Laboratórios Roche - Supradin, Redoxon, Valium, Bactrim, Xenical e outros.

Givaudan S/A - Empresa fabricante de essencias químicas e aromatizantes artificiais (www.givaudan.com)

Produtos da General Mills - (Barras e Cereais Trio)

Suzi disse...

Arcanjo,
vim retribuir sua carinhosa visita e dizer que estou no boicote há vários anos. Como já disse lá no meu blog, só sinto falta, mesmo, da farinha láctea, que acho inigualável. É o praticamente um sacrifício, abrir mão dela. Mas eu abro. Porque boicotar o que a gente não faz questão de usar é muito mole. rs*
Leite condensado, creme de leite e tudo o mais são muito facilmente substituíveis. A gente precisa é de menos comodismo, como você disse.

Estamos juntos!
Grande abraço.