terça-feira, julho 24, 2007

A CAUSA DE TODA A DOR


Por onde começamos quando queremos escrever sobre coisas que nem ao menos compreendemos? Acho que começa assim: vou tentar dedicar esse post a todos que já foram humilhados; aos que sofrem; enfim, a todos que inexoravelmente sentem o gosto da dor.

A verdade é que após 19 anos nesse globo compreendi uma coisa: a causa de toda a dor que nos aflige é o mero fato da "MOTIVAÇÃO". Precisamos, cada um de nós, de um simples motivo para atingir a Paz(objetivo este que se inicia, creio eu, com a nossa existência). Todavia não falo de uma paz interior, subjetiva; falo de uma Paz Universal. E para atingi-la, forças superiores colocam uma série de fatos que nos motivarão a querer obter consciência das coisas.

A tal "consciência" é adquirida, pela maioria, com a vivência. O que me faz admitir, infelizmente, que muitos precisam sofrer para somente assim reconhecer o sofrimento alheio. E nesse tempo cada vez mais animalesco digo que o homem é como o fogo: quer brilhar sempre mais, e para isso destrói tudo o que toca.



Não estou afirmando que quem sofre hoje é para aprender, e que esse é o único caminho. Acho que a Vida, como um verdadeiro mestre, nos passa várias lições antes de nos submeter a uma prova. O que isso significa? Que primeiramente ela nos atinge indiretamente, oferecendo motivos que nos obrigue a revelar nosa conduta, porém se mesmo assim não nos "motivamos", ela nos atinge diretamente(que seria a tal prova).

Assim creio ser algo enraízado deste planeta o fato de precisarmos evoluir na base do sofrimento, porque, de forma ignorante, escolhemos esse jeito por sermos seres preguiçosos, inertes, rígidos aos sentimentos como a compaixão. Em outros mundos, ou mesmo nesse, há exceções e são contemplados seres altamente empáticos cujas missões seriam nada menos que fazer o próximo feliz. Então, em alguns casos quem sofre não é aquele que precisa disso para adquirir uma certa consciência, mas é aquele que já a possui, e está servindo, voluntariamente, como um catalisador moral aos que ainda estão "adormecidos" e precisam de uma série de motivos para, finalmente, despertarem.

Nenhum comentário: