CRISE EM DARFUR - NOTÍCIA DA HORA
(24/04/2007)
Agora as Nações Unidas tem cartão verde do Sudão para enviar 3,000 peacekeeper( pessoas que poderão assegurar a paz) a Darfur. Confrontando com essa boa notícia, vem a de que todo esse processo decorrerá num tempo de 6 meses. Por quê? Confesso que li o prazo com um olhar trovejante. "Mas por que malditos longos e arredondados seis meses?" No texto de Alex Whiting, do site AlertNet, ela salienta que Darfur é um lugar muito desafiador e expõe a necessidade de toda uma logística para levar os tais peacekeepers até lá. Pra começar - segure-se firme na cadeira, amigo - eles precisam de $300 milhões. Embora o valor exorbitante, Nigéria, Egito, Noruega, Suécia, Jordânia, Bangladesh e Paquistão vão se juntar à missão. Está bem, você pode pensar: "Show, a equipe da Liga da Justiça está formada..." nem adianta conjeturar isso. Até que a alvorada seja feita, eles precisam de material para construírem seus lares (ué, achou que dormiriam na base embutida numa montanha no mesmo estilo Power Rangers?), e o principal, ter certeza de que terão ÁGUA. A questão da água é muito relevante, já que em Darfur não haverá ninguém capaz de fornecê-la. A idéia é de formarem um "pacote de suporte", uma força híbrida tipo Nações Unidas/União da África.
FOTO: Peter Holdsworth (eles estavam esperando por água)A foto acima encontrei na internet, desconheço o autor, sinto muito, e achei uma excelente analogia. Quem viu o filme Hotel Ruanda pegou na hora. Bom, parece que não é só eu que acho isso, mas será que os poderosos estão com suas gravatas tão apertadas assim de forma que o fluxo sangüínio não esteja mais irrigando a pequena-diminuta-partícula massa encefálica deles? Não conseguem sentir o déjà vu? Que ingenuidade a minha! Já é palpável essa inércia moral. A história de genocídios está se repetindo, se perpetuando e o Mundo não aprendeu a MERDA - desculpe o palavreado - DA LIÇÃO!
Hotel Ruanda - quantos "hotéis" nós teremos pela frente? "Hotel Darfur"... quem sabe "Hotel Pobres, Negros, Ignorados, Exilados..." a lista vai ser extensa se isso não parar agora! Mais tarde escreverei sobre a crise em Darfur para vocês se situarem melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário