segunda-feira, julho 09, 2007


Quando foi a primeira vez que você entrou no McDonald's e comeu o famoso n°1... ou um nugget... ? É, eu também não me lembro, mas tenho mais que uma ligeira impressão de que tenha sido quando eu era apenas um pirralho.


Bom, o fato é que essa empresa colossal, fundada em 1955 ( na época: McDonald's System, Inc) por dois irmãos ambiciosos vende cerca de 190 hambúrgueres por segundo, e possui um montante de $19.000.000.000,00 ( dezenove bilhões de dólares). São bastantes zeros, senhores McDonalds. Não, eles não concordam. Por isso investem cada vez mais.... cada nova loja sendo aberta a cada dez horas... no país, estado, cidade, bairro, esquina e... olha! Na frente da sua janela lá vem aquele "M" pornográfico te induzir a esse tipo de alimento que deixa os americanos tão roliços. Com esses investimentos ininterruptos o brasileiro não tem nada contra.



  1. # "Estão gerando empregos, não é?"

  2. # "Eba, eba, agora não preciso ir tão longe pra comer um Big Mac!"

  3. # "Yummy, um cineminha agora banhado à la MilkShake de morango...

MAS e quando você acaba sabendo que o GREENPEACE acusou essa "FANTÁSTICA FÁBRICA DE OBESOS de saquear a Amazônia? Hein? -


"M-mas... c-como assim? Saque-o-quê?"


Segundo o artigo do Greenpeace "Eating up the Amazon" (Consumindo o Amazonas), publicado ano passado (2006), McDonald's e Cargill molestam a floresta amazônica com suas vastas plantações de soja, cujos fins são para nada mais nada menos que.. pasmem... NUGGETS!!! Oh, perdão, eu diria um McNugget... um gorducho, oleoso, CARO, pedaço da nossa floresta, descendo pelas goelas alheias vorazmente. A Cargill ,outra colossal americana, porém do ramo da agricultura, obtém um faturamento anual de 700 bilhões de dólares. Também foi fortemente atacado pela revista britânica THE GUARDIAN, e pelo que me parece, ela levou na bunda... e com força. Entre outros feitos, a Cargill construiu um porto no coração da Amazônia... distribuindo sementes aos fazendeiros, para que os grãos sejam exportados, principalmente, de Santarém para Liverpool. E baseando-se num longo estudo, a organização ecológica Greenpeace estima que 40%, por baixo, da Amazônia será destruído até 2050.


"Tá legal, e como eu impeço isso aí, tio?"


O simples fato de ,desejosamente, tentar mudar já é a pontinha do novelo. Pra começar, vamos boicotar um pouquinho, né? Está bem, não queremos uma rebelião com fogos, enxadas, pancadaria... (deixemos isso para produções hollywoodianas). Com um eufemismo, diria então para que "deixemos de comer no McDonald's". - Espalhe essa notícia para a sua família, seus amigos ( e isso inclui todos, até os imaginários, só para praticar ;P ). Aprofunde-se nos artigos publicados, pesquise.


Compreenda: você irá poupar mais dinheiro. Afinal, um lanche que passa dos dez reais não é um lanche! Com R$10,00 bem usados eu almoço três vezes num restaurante no centro do RJ, e ñ estou falando de restaurante popular. Lembre-se que em certos países, alguns não ganham nem isso por trimestre, e você aí se entope e passa a ser um "McFeliz" um "McVamosDestruirMaisFlorestas". A partir do momento que você leu este post, está tendo ciência do quanto seria cruel se financiasse tudo isso. E basta um único pedido no balcão para que isso se concretize.


É crueldade acabar com a nossa imensidão verde. É crueldade ver isso acontecer e não fazer nada. Até quando vamos deixar que nos explorem? Que esse "M" sádico e amarelo saia daqui!

foto: a foto original vc encontra no www.greenpeace.de o "McFeliz" em vermelho fui eu q adicionei! :)

Nenhum comentário: